quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

o que queria ver

Ronin – Ronin

Não é que eu não tenha ido ao cinema. Até tenho. Mas vou ver assim aqueles filmes que depois não há assim grande coisa para dizer. E tudo o que pode ser dito já o foi pelo tipo novo que escreve no Expresso e sabe tudo. E diz coisas como “mais vale um Allen (quem percebe de cinema omite sempre o primeiro nome e quem percebe mesmo muito omite o primeiro nome e as 4 últimas letras do segundo – ex.: Hitch) que nenhum Allen”. Mas nós, os que compramos dvds aos caixotes – sim, às vezes sou um bocado nunomarkl – acabamos mesmo por os ver. Não é só porque ficam bem no “armário novo de pôr dvds”.

(Definição:

nunomarkl | substantivo comum assexuado - comprar muitos dvds, usar t-shirt sem soutien por baixo, ter erecções quando alguém diz “vagina”)

Não foi em vão que comprei o “Há lodo no cais” nem a caixa dos 8 filmes do Eisenstein. Não conto ver nenhum. Foi mesmo só para me armar na meia hora em que andei pela Fnac com os filmes debaixo do braço. Agora estão ali a enfeitar a estante. Bem à vista para que, na rara possibilidade de alguma miúda vir aqui, ser a primeira coisa que lhe salta à vista. Bom, pelo menos logo a seguir a mim. Que não é à vista que lhe salto mas também tem olho. Não foi também apenas para poder repetir, fielmente, a maior frase de sempre da história do Cinema, logo a seguir ao “o homem foi feito para guerrear”, “you don't understand. I coulda had class. I coulda been a contender. I coulda been somebody, instead of a bum”. Não. Eu bem vi o olhar que a miúda da caixa da Fnac (e que boas que são - porque se há sítio onde as miúdas são boas é na Fnac. E nos restaurantes da “cena”. Onde só se janta a partir das 22, é necessário marcação, passa exclusivamente jazz e todas as fotografias são a preto e branco. Também há uma onde comprei uns sapatos mas que tinha bigode. E, pela primeira vez na história, um decote quase compensou um bigode e uma cara-chernobyl. Mas tinha o rabo mal feito. E quando nem uma Levi’s disfarçam um rabo é porque não há mesmo nada a fazer e o melhor é ficar para tia) me fez quando passou o dvd no coisinho que faz bip. E ainda mais quando pude dizer, em pleno Mahjong, “overacting foi o Marlon Brando no ‘Apocalypse now’”. Obrigado António Cabrita. As vezes que tomei Enjomin, antes de ler o teu lixo ao sábado, compensaram.

Diz que agora até séries vejo em dvd. E dá-me quase tanto prazer dizer “filmes e séries não saco da net. Só música” como “não tem Bohemia? Só Abadia? Então traga-me uma cerveja normal”. A verdade é que os dvds das séries são fininhos e preenchem aqueles espacinhos que o móvel novo que comprei não cobre. Bom, seria mais singular, foi apenas uma série. Bom, nem fui eu que comprei. Mas pensei em comprar. E fui o primeiro a ver. E vi 11 episódios num domingo de ressaca. E sim, não tenho hobbies desses do ar livre e essas cenas que metem skates e bicicletas e lama e merda de cão. Tenho medo de cair e estragar a minha bela cara que, no fundo, é o meu ganha-pão. É como o homem-elefante do Rossio. Ambos fazemos dinheiro à conta da nossa cara.

Parecendo que não, isto está tudo relacionado. Porque se há gajos a quem eu me associava se viesse aí o apocalipse seriam o Robert de Niro (em qualquer encarnação) e o careca das facas do Lost. O último construiria uma cabana, citaria Miguel Ângelo, não nos deixaria faltar o javali e facas são facas. Mesmo para um tipo chamado apocalipse uma mala cheia de facas e um tipo que faz a barba com elas metem respeito. Ao primeiro bastava um “you fuck my wife?” . Porque se assusta o Joe Pesci, assusta qualquer coisa.

E agora é a parte em que falo do filme. O que é uma seca porque eu não percebo nada de Cinema. Eu nem acho o “Citizen Kane” um bom filme e adormeci a ver os dois dos três (em extenso para ocupar mais espaço e parecer que escrevi muito) filmes do Tarkovsky. Isto foi só para me armar também. E continua tudo ligado. Isto porque a miúda que entra no Ronin é a miúda que entrou no Solaris, do Soderbergh (cá está a cena de usar apenas o último nome). Aquele com o tipo que é médico e trabalhava nas urgências. E outro que era maluquinho como o Pedro que mora no 4º Esquerdo e teve bexigas. E entra aquele tipo que tem entradas. E mais o Boromir. Mas que não faz assim muitas coisas. Limita-se a chorar e a vomitar e essas coisas que ele costuma fazer quando ninguém está a ver. Depois mete-se duas vezes com o Roberto de Niro. Como se alguém se metesse com o Robert de Niro e se safasse. Uma frase do Robert de Niro equivale a quatro roundhouse kicks do Chuck Norris. E depois há mais uns tipos que não interessam a ninguém. E depois há uma mala. E uns russos e umas miúdas que andam de patins. E há tiros. E claro que o Roberto de Niro se safa. Porque o Robert de Niro safa-se sempre. Menos no Jackie Brown. Mas isso é porque mete pretos. E eu sei do que falo porque agora oiço hip-hop. E um gajo só percebe do que os pretos são capazes quando ouve hip-hop. Parece que eles têm carros e armas e miúdas fáceis e correntes de ouro. E depois há assim duas horas de cenas à Frankenheimer. E acaba normalmente. Com um genérico escurinho e letrinhas a andar para cima. E no fim de tudo passam as músicas que dão no filme mas isso já não vi porque fiz fast forward. Para parecer que estava a ver um filme na RTP. Que ao menos, deve ser por sermos nós que pagamos aquilo, se dignam a passar os genéricos até ao fim, ainda que em fast forward.

Não consegui encaixar isto em parte nenhuma e por isso fica para o fim. Embora não tenha nada a ver com nada. Mas até acho que é uma boa frase e seria demasiado usá-la só assim num post sozinha. Porque depois ficava muito exposto. E a única coisa que eu gosto assim de ver bem exposto são mamas e regos. Estive dois dias sem cagar. Hoje parecia um braço de criança.

Enfim, a oeste nada de novo. Sim porque os pontos cardeais escrevem-se com letra pequena.

Ronin - :D

:O~ <- vómito (filmes tipo AI, Matrix 2 e 3)
:O <- filmes “preferia ter gasto a guita em cerveja, droga ou cigarros”
:| <- filmes “naquela”
:) <- filmes médio-fixe ou “nice”
:D <- filmes “cum gajo até acha que coiso e tal e diz aos outros para irem ver”
:D~ <- filmes que “sim senhoras”

4 comentários:

Anónimo disse...

então tu és aquele geek que costuma sempre aparecer na FNAC e está sempre a olhar para o rabo das miúdas... pois pois estou a ver....

jms disse...

Não há nada como os roundhouse kicks do Chuck Norris. Apenas um comentário: a quantidade de sites sobre factos do chuck norris que existem na internet é avassaladora.

... disse...

é com orgulho que vejo que retomaste o hábito de estourar o markl

cliquem no meu nick para o estourar também!

Anónimo disse...

não venho aqui defender a classe, mas só te digo que há miudas de bigode que compensam com os broches. Não negues á partida uma lambona que desconheces...