sexta-feira, 1 de julho de 2005

frat boy ou batman?

Batman Begins – Batman, o início


O esquadrão classe B

O Christian Bale é o Batman mais feio de sempre. Não é por nada que foi o “Psicopata Americano”. No entanto, é também o melhor Batman de sempre. É o que fica mais jeitosinho naquele fatinho. E Deus sabe que eu estou a dizer isto sendo perfeitamente heterossexual, mesmo com duas palavras terminadas em “inho” na mesma frase não sendo nenhuma delas “João Moutinho”. Ou mesmo assexuado. Que é o estatuto que se ganha quando não se fode há mais de um ano (isto já não é inteiramente verdade mas vamos deixar as coisas por aqui e fingir que este post nunca aconteceu). Mas isso não é razão para lhe escolherem uma miúda que sofre da síndroma de Yorke. A síndroma de Yorke é uma doença raríssima que faz as pessoas ficarem com os olhos como o gajo dos Radiohead e depois, caso sejam músicos, começam a fazer os álbuns todos iguais aí a partir do segundo e a espumar da boca em palco.
Quando eu era miúdo – há uns 12 anos atrás – dava na televisão uma série que se chamava “Os soldados da fortuna”. Toda a gente via menos eu. Também dava outra que se chamava “O raio azul” que era sobre um helicóptero que resolvia crimes e coisas e metia miúdas. E que eu também não podia ver. A minha mãe não deixava. Só podia ver a paneleirice de “O homem electricidade”, ou lá como se chamava, que tinha um fatinho azul a imitar redes de átomos e electrões a moverem-se e tinha um mega-carro que ultrapassava assim uns e outros fazendo “ZUM!”. Dizia que estas coisas eram demasiado violentas. Nunca fui feliz. Pelo menos até aos 13 anos quando recebi um computador no Natal e deixei de sair de casa e ir ter com miúdas e assim. Esta fase durou até aos 18 anos, altura em que fui para o Técnico. E nunca mais vi miúdas. Tenho esperma acumulado nos tomates desde os 13 anos. O meu consolo é ter Internet bem rápida.
Voltando ao assunto... Depois repetiu com o nome de “Esquadrão classe A”. Nesta série nunca ninguém morria. Os maus ficavam KO quando tinham acidentes de automóvel – os carros capotavam aos montes e sempre com enorme facilidade. Diria mesmo que usavam uma rampinha para isso acontecer - ou quando levavam na tromba. E depois havia sempre uma máquina de soldar e uma fresa e essas cenas que deitam faíscas. Para construir a mega-cena-que-dá-cabo-dos-maus. A mega-cena-que-dá-cabo-dos-maus dava mesmo cabo dos maus. E era mesmo mega. Bom... estava no guião.
Pois neste Batman também é ele que mexe lá nas máquinas e nos coisinhos de fazer faísca e faz shurikens. Claro que conta com o apoio do Morgan Freeman e do Michael Caine. Mas como toda a gente sabe os pretos gostam é de se baldar ao trabalho e estar de papo para o ar e por isso no fundo seria só o Michael Caine a ajudá-lo, caso não fosse inglês e preferisse sujar o fato de marca e não ficar a beber chá e a jogar aquele jogo do martelo e das bolinhas.
Eu sei que estas coisas não se fazem com facilidade por o meu avô ter sido ninja. Só alguém com a experiência do “bêá” e a capacidade de engatar miúdas do “cara-dji-pau” é que consegue manejar uma cena de soldar e um coiso de fresar de maneira a fazer essas coisas que dão cabo dos maus. Ainda por cima com maus que nunca representavam perigo a valer. Tinham sempre carros que capotavam e ficavam fora de acção com duas ou três solhas bem afiambradas.
Eu sou um gourmet da escrita. Posso não rimar. Posso não ter livros editados. Posso não escrever no Jornal de Letras. Posso não ter as mamas do Nuno Markl. Posso não escrever o editorial de “A Bola”. Posso não ter imaginação para fazer “lusitana” rimar com “Taprobana”. Mas raios... há-de passar muito tempo até verem uma figura de estilo tão boa como esta que usei umas linhas acima. “Três solhas bem afiambradas”. Ninguém sabe como se chama. O mais provável é nem sequer existir. Por isso vou dar-lhe um nome. Fuso-animalização. Fuso de fusão e animalização de carne de porco à alentejana.
O filme começa com o Batman preso mas vestido à Bruce Wayne. E bate nuns chineses e nuns tipos com olhos em bico tudo por causa de terem passado à frente na fila para a merenda. Depois o Liam Neeson que faz de gajo que ensina os outros a lutar com espadas e cenas ensina o Batman, que ainda não sabe que é Batman, a lutar com espadas e cenas. E depois ele volta para a cidade e compra hotéis e sai com miúdas e procura vingar-se de quem matou os pais. E também não quer que ninguém saiba que ele é o Batman. O que acaba por ser uma parvoíce porque, mais tarde ou mais cedo, o filme também vai estrear em Gotham City e toda a gente vai saber quem é o Bruce Wayne. Depois vê-se a “bat-cave” que ainda só é uma bat-gruta. O “bat-carro” que ainda só é um “bat-protótipo”. Os “bat-shurikens” que ainda só são “bat-shurikens”. A propósito, todo material que o Batman usa para fazer estas coisas que começam com o prefixo “bat” são roubadas da própria empresa. Adivinhem por quem? Pelo Morgan Freeman. Depois chamam-me racista mas funciona como um pêndulo.
28 dias depois de o Batman voltar a Gotham City aparece o homem-elefante. Fui eu que inventei esta piada. É uma piada cinéfila. Só nós, os cinéfilos, é que a percebemos e podemos inventá-las. Também pode ser uma figura de estilo. Uma fuso-tri-cinefilização. Que é juntar dois filmes numa frase fazendo referências cruzadas e depois isto tudo num comentário a um terceiro filme pelo meio.
Depois há um mau que passa a dois e depois a três. E o Batman dá cabo deles por ordem. E depois o filme torna-se igualzinho ao Homem-aranha 2 portanto podem sair do cinema e alugar o DVD. Até tem uma cena final num comboio com a vantagem de ser bem menos patética que a do Homem-aranha 2 (que usava fio dental nesse filme). Depois pronto. O gajo come a gaja da cara torta que quer comer desde o início do filme mas tem vergonha porque ela tem a cara torta e ele não lhe quer dizer isso. Depois aparece o polícia-banana que se chiba e diz que há o Joker a fazer das dele e acaba.


Batman begins - :)

:O~ <- vómito (filmes tipo AI, Matrix 2 e 3)
:O <- filmes “preferia ter gasto a guita em cerveja, droga ou cigarros”
:| <- filmes “naquela”
:) <- filmes médio-fixe ou “nice”
:D <- filmes “cum gajo até acha que coiso e tal e diz aos outros para irem ver”
:D~ <- filmes que “sim senhoras”

9 comentários:

TaFdEr disse...

O filme até foi fixolas até aparecer o batman... Quando começa a aparecer muito gadget e muita conspiração, o filme vai de caralho.

Não percebo como é que o Tom cruise foi acabar com esta tipa. Não sei se a foderia. Não compreendo alias como é que alguem larga a nicole kidman. Mas isto sou eu, que não entro em filmes que chovem sapos.

O que me fode neste filme é a cena da maquina que evapora a agua. Sempre pensei que o ser humano tinha agua pa caralho. E sempre pensei que o mar fosse feito de agua. Então porque é que quando ligam aquela merda no meio do mar o que acontece é que os tubos do barco estalam? Mistério. Isso e o facto dos pneus do batmobile partirem cimento assim à toa.

Mas pronto, comparando com o filme do val kilmer em que parece ter umas proteses de plastico no pescoço, é do bafo.

Anónimo disse...

dasse. digo-te desde já que quando sair em livro a colectânea das tuas críticas de cinema eu compro. prevejo-a lá para finais de 2006. vai ser uma porra de um sucesso.

eu posso dizer que andei por cá nos começos...

Anónimo disse...

e eu se não fizesse parte da ficha técnica também comprava. és altamente legível.

Anónimo disse...

por amor de deus... e o michael keaton, que é um toto a fazer de batman?

maria cachucha disse...

É incrível ver como se consegue juntar composição primária, crítica cinematográfica, uma grande dose de parvoeira e figuras de estilo esquisitas num só post e conseguir uma coisa tão magnífica.

Não será o melhor blog do Universo, mas anda lá perto.

TaFdEr disse...

Tamanho interregno inclina-me a interrogar se o nosso intrépido autor nao migrou para sul em busca de sardinha e bife estrangeiro...

Amora Silvestre disse...

Pronto. Batman Batman que eu gostei era o George Clooney.
Tá bem que a máscara fugia-lhe da cara. Pobre do homem, ele olhava para a direita e a máscara ficava-lhe viradinha prá frente - dasapareciam-lhe os olhinhos. Porque o rapaz tem a cara pequena e o orçamento era baixo para fazerem um fato novo, porque o Val Kilmer é um gajo grande e alto!
(Ou foi o George antes do Val? Já nem me lembro...)

Amora Silvestre disse...

Tenho de voltar a chatear. Não resisto.

Realmente, tens aqui o melhor blog do mundo.
Já me dói a barriga de ri(acabei de almoçar agora).
Palavra que aqui no emprego já me dizem que tome cuidado com as coisas que ando a comer lá no refeitório, que aquilo é que provoca as dores e não isto de me andar aqui a rir, a olhar para o monitor, porque não é normal - o monitor é uma coisa séria e assim.

Olha, pois que depois de ler mais blog, aqui vai a tua classificação para filmes em forma de classificação de blogs:

:D~ <- blog que “sim senhoras”

Tá feito!
Agora a ver se páro de rir, que tenho as faces (vulgo bochechas) coladas às orelhas!

Anónimo disse...

isto é tudo uma cambada de panaleiros e de bissexuais frustradas... pq as gajas qdo n arranjam quem as foda tentam sempre arranjar quem as esfregue.
"É o que fica mais jeitosinho naquele fatinho"?! vai ja bater 100 de direita e 50 de esquerda e mm assim n sei se Ele te perdoa