quarta-feira, 4 de maio de 2005

ser benfiquista

Der Untergang – A Queda – Hitler e o fim do terceiro Reich


Die Flusskreben und die kleinen Langusten mögen den falschen Keller des spanisches Schiffes


Enquanto crescemos e vemos televisão (não é mesmo enquanto estamos a ver televisão e a crescer, é todo o processo de crescer que inclui passar um tempinho em frente à televisão) aprendemos, entre outras coisas – como que o pessoal fixe que faz festas e assim usa Vaqueiro – que os maus são sempre os nazis, os afegãos (conferir Rambo III), os comunistas e aquele gajo que faz de mau no Blade Runner (não o que morre no fim mas aquele que morre ao pé do carro quase no início e a quem é feito aquele teste com um nome estrangeiro para parecer uma cena credível e que morreu há poucos anos assim com uma doença que afecta os maus do cinema). Vai daí um gajo apanha um filme que é sobre o mau dos maus. O grande chefe daqueles que são os mais maus (e não piores porque mau é um adjectivo e antes de um adjectivo usa-se “mais”. Uma das minhas gajas do messenger já veio dizer que já disse isto noutro post. As gajas lembram-se sempre de tudo).
Afinal parece que o problema dele era apenas ter tempo livre a mais e uma gilette (letra pequena porque é o objecto e não a marca – embora o objecto tenha ganho o nome da marca – isto deve ter um nome mas eu não sei) a menos ou só de uma lâmina. Agora um gajo que tem tempo livre passa-o no messenger (especialmente o pessoal sem vida, como eu) e parece que, quando não havia messenger, um gajo tinha de passar o tempo a pensar que povo estaria mesmo à mão para exterminar. Parece que os judeus apenas estavam no sítio errado à hora errada. E agora vêm aqueles dizer assim: “uuuuh que racista que eu sou”. “Uhhh da outra vez foram os pretos, agora são os judeus”. Pois fiquem sabendo que eu tive uma tia-tia-avô que era meia irmã de um tipo que fez a tropa com um sargento que tinha uma caneta em ouro que foi feita com os dentes de um banqueiro judeu.
A cena do bigode é porque, antes, as gilettes (novamente o objecto) só tinham uma lâmina. Hoje já aparece uma na televisão que tem quatro lâminas (da Wilkinson, embora a Mach 3 da Gilette tenha sido a primeira a ter três lâminas. É a que eu uso e não tenho queixas). Não é que ela apareça mesmo, é um gajo que a está a segurar porque, as gilettes (objectos e marca) não aparecem assim do nada na televisão. É preciso estar lá mesmo um gajo a segurá-las. Aquilo não é magia. Magia é o Benfica ir em primeiro no campeonato. Magia é aquele careca dos discos do Curto-circuito andar a comer a Sofia Morais e eu não ter gaja. Magia é o Taveira, com uma pila tão pequena, conseguir aleijar alguém. Qualquer dia aparece uma gilette (objecto e/ou marca) que tem assim umas 14 lâminas e um gajo fica com a barba feita só de olhar para ela.

E escrevi isto tudo sem ter visto o filme. Só o vi agora. Para ficarem a saber é dia 4 de Maio de 2005 e são 0:49. mas a sessão começou ontem, dia 3 de Maio de 2005 às 21:40. A propósito, faço anos amanhã. Dia 5 de Maio de 2005. não se esqueçam de mandar prendas e assim.

Eu pensava que isto era um filme sobre nazis e assim e os últimos dias do Adolfo e afinal não passa duma história sobre suicídio colectivo. Em cada três minutos de filme pode-se ver um alemão a dar um tiro na cabeça. E depois falam todos muito alto. Parecem espanhóis mas ainda piores, só que não dizem “coño”, não comem paella e não remexem as lojas todas sem comprar nada. Toda a gente sabe que os espanhóis são uns forretas de primeira.

E depois, como em todo o bom filme que meta tiros e guerras, há os comunistas que vêm assim meio do Norte ou dum daqueles pontos Es-Nordeste que é um ponto cardeal que fica assim entre outros dois mais sérios. Se esmiuçássemos bem a cena acabaríamos em pontos cardeais assim como nomes muito compridos.

E os alemães estão em festa não se sabe bem porquê e os sacanas dos comunistas vêm logo interromper a cena com armas e casacos esverdeados daqueles que os comunistas costumam usar. É tudo inveja. Os comunistas gostam é de encher o bandulho. Como se pode sempre ver no 25 de Abril e no 1º de Maio e, mais tarde, na festa do Avante. Lá estão todos com as camisas aos quadrados a encherem-se de nódoas de vinho tinto e de sandes de coirato.

Depois parece que é tudo doente, no filme não nas cenas dos comunistas. O gajo que faz de Chaplin passa o tempo a gritar com toda a gente como se fossem todos atrasados mentais ou tivessem problemas de audição ou como se ele fosse um cliente de restaurante mal atendido. A seguir vem o Goebbels que a única sabe que sabe fazer é meter uma cara de mau – e é de longe a melhor cara de mau de sempre do cinema - e concordar com tudo o que o outro diz. É, também, a pessoa mais mal vestido de todo o Reich. Passa o filme todo com um casaco castanho-esverdeado, uns três números acima, que parece daqueles da secção de miúdos da Zara. E ainda por cima é coxo. E choramingas.

Depois vem o Himmler e um gajo vê logo que um tipo de óculos e com cabelo à panasca só pode ser chibo. Vai daí ele chiba-se. É a cena que um chibo sabe fazer melhor é chibar-se.

Depois há um gordo que nao aparece mas que tem assim um nome com alto estilo e que não faz nada mas foge como os gordos são os melhores a fazer. Quando havia merda na escola, os gordos eram sempre os primeiros a fugir abanando as mamas e correndo até àquelas empregadas que eram amiguinhas dos gordos apenas por eles serem gozados pelos outros só por serem gordos e terem mamas e assim.

A Eva Braun é que devia ser uma granda devassa. Nota-se que já correu metade do Reich e mesmo quando os comunistas estão a chegar ela continua a fazer festas com pessoal a dançar e bebida à descrição.

E depois anda lá montes de pessoal metido nos bunkers a comer comida em lata e a beber uma cena que parece água mas que dá moca. E pronto.

A cena é que o filme é comprido, mas aquilo tudo bem espremido dava para aí uns 20 minutos de filme. Se pusessem só as partes mais importantes.

Nota: a frase lá em cima em alemão significa: ”os lagostins e as pequenas lagostas gostam dos fundos falsos dos barcos espanhóis”.

Nota 2: e sim a frase é do Herman naquele sketch do Tal Canal em que ele finge que é professor de alemão.

Nota 3: e sim miúdas. Eu sei alemão. Aposto que ficaram todas húmidas só de saber isso.


Der Untergang - :D(~) <- pela interpretação do Bruno Ganz.


:O~ <- vómito (filmes tipo AI, Matrix 2 e 3)
:O <- filmes “preferia ter gasto a guita em cerveja, droga ou cigarros”
:| <- filmes “naquela”
:) <- filmes médio-fixe ou “nice”
:D <- filmes “cum gajo até acha que coiso e tal e diz aos outros para irem ver”
:D~ <- filmes que “sim senhoras”

6 comentários:

Anónimo disse...

dasse vê se começas a verificar os textos. sai cada posta!

és um bocado reaccionário, mas a escrita domina. devias lançar um livro no final do 1º ano do blog, carago

Anónimo disse...

Parabéns!

Anónimo disse...

anónimo benfiquista

dúvido bastante de que saibas falar alemão. deves saber procurar num dicionário, isso sim.

e quanto ao benfica, é sim um milagre o benfica estar em primeiro. a equipa é quase toda uma merda. o petit quando remata à baliza dá-me vontade de lhe bater. é que ele faz isso e mal muitas vezes por jogo, e marca livres e cantos. o benfica joga mal, sim, mas está em primeiro e na final da taça. o sportem joga muito bem, e tá à rasca em ganhar o que tem para ganhar. o porco gastou milhões, e tá pior. o benfica faz o que pode, vcs é que estão a perder no fundo.

mas... o que está aqui em questão é que o sportem o porco e esses clubezecos de merda querem que o benfica não ganhe durante muito tempo para fazer esquecer o que já ganhou, e poderem continuar a dizer coisas como "o passado é museu" e o caralho quando o benfiquista entra em nostalgia. isto que o sportinguista nascido a 83 está a ver pela primeira vez, isto é, uma equipa que sabe jogar à bola, já eu vi muitas vezes no benfica.

hoje por acaso um grupo de chungas sportinguistas (não pretos, isto pra responder ao vosso imaginário) veio foder-me o juízo e quiseram que uma pessoa do meu calibre intelectual conversasse com eles sobre futebol, depois de me cravarem tabaco e mortalhas agressivamente. um deles, do alto do seu metro e meio (cresceu a comer pão ao almoço e ao jantar) e por entre os seus quatro dentes , disse "'tás enjoado, n'é?" e os outros, com constituições físicas atrofiadas idênticas lá disseram outras caralhadas. pois, porque perdemos com o penafiel. enjoado? só um otário, como quase todos os sportinguistas o são, e como aqueles sem dúvida o são, é que poderia pensar que uma equipa como a do benfica não perde muito provavelmente em campos adversários, e eu gosto de pensar que não o sou. cambada de paneleiros.

ah, e esses lambe-cus que dizem que escreves bem, que sejam todos muito bem enrabadinhos por uma manada bem formada de elefantes africanos

vivó orelhas!

juvenal, o anormal disse...

"fónix". abrimos já aqui uma sociedade. isso de seres melhor que eu e vires para aqui meter estas cenas não se faz:|

juvenal, o anormal disse...

28. sou só eu ou não parece mesmo que esta gaja me quer?:|

juvenal, o anormal disse...

caem que nem chuva em dias de tempestade:|
eu PAREÇO mais novo. mas isso é uma cena que faço de propósito para as gajas me quererem ainda mais. marketing portanto.